quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

"O corvo e suas traduções" org. por Ivo Barroso

Como leitura para o encontro de fevereiro, teremos o célebre poema "The Raven", do norte-americano Edgar Allan Poe e, para aproximação com o texto, contaremos com uma excelente e excepcional obra que é "O corvo e suas traduções" (ed. Lacerda). Organizada por Ivo Barroso, a obra em questão está esgotada, podendo ser encontrada apenas em sebos ou em sites como o da Estante Virtual (http://www.estantevirtual.com.br). A eleição da mesma na reunião de janeiro foi também motivada pela efeméride do bicentenário de nascimento do autor, comemorada no dia 19 de janeiro e que gerou debates, lançamentos e artigos em jornais e revistas do país e do mundo.

No Brasil, sua obra mais conhecida está reunida no volume "Histórias extraordinárias", da série "Clássicos da literatura universal" da editora Abril, exatamente como as traduziu e reuniu Baudelaire (um dos famosos leitores e primeiros tradutores de Poe).

Além de nos brindar a oportunidade de termos, em um único volume, a reunião de todas as traduções mais conhecidas em língua portuguesa do poema (Machado de Assis, Fernando Pessoa e a de Milton Amado entre outros), a obra também apresenta as duas versões em francês para o poema (realizadas por Baudelaire e Mallarmé) e, claro, a composição original na língua inglesa, tal qual foi concebida.

Nenhum comentário: