domingo, 8 de março de 2009

Revista de História da Biblioteca Nacional: "Corrupção - Crime ou costume?"

Está nas bancas a edição de nº 42 da Revista de História da Biblioteca Nacional que a preço módico e excelente qualidade editorial e autoral, estampa em sua matéria de capa a "Corrupção - Crime ou costume?". O mesmo inspirou debate ocorrido na Biblioteca Nacional entre Marly Motta e Isabel Lustosa (que esteve na UFJF em setembro passado por conta do evento sobre a efeméride dos 200 anos da vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil).
Para saber mais acesse o site da publicação em:

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/

Um comentário:

Ailton Augusto disse...

Apenas a título de exemplo de como a corrupção é enraízada neste país, poderíamos citar aqui o primeiro texto escrito por estas bandas, quando isto ainda era a "terra papagalis": o final da carta de Pero Vaz de Caminha contém um descarado pedido de favorecimento. Diz o texto:

"E pois que, Senhor, é certo que, assim neste cargo que levo, como em outra qualquer coisa que de vosso serviço for, Vossa Alteza há-de ser de mim muito bem servida, a Ela peço que, por me fazer graça especial, mande vir da ilha de São Tomé a Jorge de Osório, meu genro - o que d'Ela receberei em muita mercê."