sábado, 18 de abril de 2009

Roberto Piva

Finalmente a obra do poeta Roberto Piva (organizada e reunida pelo professor da Unicamp Alcir Pécora) foi lançada pela editora Globo. O poeta paulista tido como ares de "maldito" ou "poeta marginal" é dos mais originais da produção poética contemporânea do país, embora não tão conhecido como outros, mas de qualidade inegável.
Com um poesia diretamente atrelada a sua história biográfica como professor de sociologia e história, onde se realizou com especial vocação pedagógica a partir da leitura de poemas quando então os interpreva, após a leitura com a aplicação de suas disciplinas.
Autor de um percurso intelectual singular, é poeta de mão cheia numa produção de raro teor e profundidade em que se atrelam as mais diversas temáticas e inspirações, hauridas em origens e temporalidades distintas que vão de Dante ao Jazz, perpassado por seu xamanismo.
Os volumes receberam os seguintes títulos: Um estrangeiro na legião (vol. 1, 2005), Mala na mão & Asas pretas (vol. 2, 2006) e Estranhos sinais de Saturno (vol. 3, 2008).

Nenhum comentário: