sexta-feira, 15 de maio de 2009

Quixote em palcos e telas

O Yahoo (via Agência EFE) noticiou que o diretor americano Terry Gilliam pretende retomar um projeto sobre Dom Quixote a partir de 2010.

Segundo a notícia, "há oito anos, Gilliam rodou o filme 'The Man Who Killed Don Quixote', que tinha Johnny Depp e Vanessa Paradis no elenco. No entanto, a filmagem teve que ser interrompida por diversos problemas, como uma cirurgia de hérnia de disco do ator francês Jean Rochefort, que encarnaria o famoso personagem." E "na nova empreitada, Gilliam e o escritor Tony Grisoni - que escreveu o roteiro da primeira versão - atualizaram o texto, que terá como protagonista um diretor de cinema que decide acompanhar Dom Quixote, tornando-se um inesperado Sancho Pança. " Resta-nos aguardar o resultado das filmagens e torcer para que esteja à altura do romance, editado em 1604 na Espanha.

Contudo, não é a primeira vez que a obra de Cervantes (eleita para o encontro de Fevereiro/2010) recebe tratamento cênico. Em 1965 entrou em cartaz na Broadway o musical "Man of La Mancha", baseado no livro. E em 1972 estreiou um filme homônimo dirigido pelo mesmo produtor da peça.

Aqui no Brasil o texto foi adaptado por Paulo Fontes e Flávio Rangel e a trilha sonora por Chico Buarque e Ruy Guerra. Entre as canções inclui-se "Sonho impossível" (versão de "The Impossible Dream") , bastante famosa no repertório da cantora Maria Bethânia.

Nenhum comentário: