terça-feira, 14 de julho de 2009

"Dom Quixote de La Mancha, o cavaleiro dos sonhos impossíveis" - União da Ilha, 2010

No próximo Carnaval a "União da Ilha do Governador", tradicional escola de samba do Rio de Janeiro, que já brindou o público com desfiles irreverentes e de bom gosto (O amanhã, de 1978, por exemplo), estará de volta ao Grupo Especial.

E na expectativa de quebrar o tabu de que a escola que ascende do Acesso não permanece na elite dos festejos cariocas, a agremiação apresentará um enredo que tem tudo a ver com sua situação: "Dom Quixote de La Mancha... o cavaleiro dos sonhos impossíveis". Patrocinado por empresas espanholas, o desfile promete levar para a Sapucaí a história que há mais de quatrocentos anos encanta leitores do mundo todo. Destaco aqui um trecho muito feliz da sinopse, quando Rosa Magalhães (a carnavalesca) diz:

"Quixote, como Cervantes, foi-se em agitação criativa e penúria material. Quatro séculos após a sua vinda, restam o quixotesco de anedota, frases divertidas, fugaz admiração. Do ideal, apenas a glória do derrotado. Venceu o pragmatismo de Sancho.

Mas vale a pena ler, quimeras são sempre divertidas, a infância ou a loucura ainda mora na essência das nossas almas quixotescas..."

Resta-nos, agora, aguardar ansiosamente a chegada dos festejos momescos e ver mais uma vez que Literatura também dá samba! E depois a gente compara o resultado com o do nosso encontro de Fevereiro/2010, já que o Cavaleiro da Triste Figura também está nos planos do nosso grupo.

Um comentário:

Leonardo Rosa disse...

Grande sacada!
Importante jamais perdermos de vista estes desdobramentos e diálogos da literatura com a vida e, claro, com o samba.