terça-feira, 1 de setembro de 2009

The Royal Society

A Royal Society ou The Royal Society of London for the Improvement of Natural Knowledge (Sociedade Real de Londres para o Progresso do Conhecimento da Natureza) é uma instituição destinada à promoção do conhecimento científico, fundada em 1660.
A Royal Irish Academy, fundada em 1782, é afiliada a ela. A Royal Society é a equivalente da Acedémie des Sciences (Academia de Ciências) francesa, fundada em 1666. A Royal Society of Edinburg (Sociedade Real de Edimburgo), fundada em 1783, é uma instituição escocesa independente.
Durante parte do séculos XVII e XVIII foi o centro do mundo intelectual e pensante do mundo onde se concentrava a elite, particularmente do continente europeu, da qual fizeram parte grandes nomes da ciência como Isaac Newton (que se tornaria seu presidente), Christopher Wren, Robert Hooke entre outros. Em suas reuniões ocorreram importantes e decisivos debates na história ciência (num outro prédio diferente do atual), como o embate entre Newton e Leibniz.
A Sociedade é parte das instituições mais representativas da Inglaterra, e que ao longo da história, pesquisa em todos os domínios da ciência laureando seus estudiosos com medalhas e honrarias.
Seu lema Nullius in verba afirma a vontade de estabelecer a verdade no domínio dos fatos, baseando-se somente na experiência científica, e jamais na palavra de alguma autoridade ("argumento de autoridade"). Apesar desta intenção parecer óbvia hoje em dia, os fundamentos filosóficos da Royal Society diferem daqueles observados em outros contextos filosóficos como por exemplo na Escolástica, que estabelecia a verdade científica baseando-se na lógica dedutiva, mantendo-se de acordo com os dogmas da religião católica e citando autoridades antigas, como Aristóteles.
Acesse:

Nenhum comentário: