sábado, 10 de outubro de 2009

Nobelprize

A Academia Sueca (Svenska Academien) é a instituição incumbida de atribuir o Prêmio Nobel desde 1901. Fundada em 1786, pelo rei Gustavo III, com o objetivo de dignificar a língua sueca, teve por modelo a Academia Francesa. O mesmo seria atingido através da elaboração de uma gramática e dicionário da língua, além de outros trabalhos que servissem de exemplo na arte de bem escrever. Ao longo de sua existência, a Academia Sueca conheceu a ascensão e o declínio financeiro e sua principal fonte de rendimento vem das publicações de jornais.
Após uma situação difícil, com a morte do Rei Gustavo III em 1792, só em 1834 a Academia Sueca voltou a renascer, com a intervenção de Bernhard von Beskow, seu secretário.
Em 1884, Carl David af Wirsén substitui von Beskow, até 1913, ano em que Eric Axel Karlfeldt toma o lugar de secretário permanente, função que manteve até 1931. Este último modernizou a academia, dividindo-a em três comitês principais - Financeiro, da Linguagem e do Nobel - e contribuiu para a eleição da primeira mulher. A Academia Sueca é composta por 18 membros, metade deles escritores. No edifício onde se situa também se encontra a Bolsa de Estocolmo.
Acesse:

Nenhum comentário: