quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Casa das Rosas, SP

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um espaço público destinado à divulgação literária por meio de cursos, palestras, recitais, lançamentos de livros e outras atividades. Instalada numa mansão tradicional da Avenida Paulista, construída na década de 1930, a Casa das Rosas abriga o acervo de 20 mil volumes da biblioteca do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos (1929-2003), que podem ser consultados pelo público, além de uma biblioteca circulante de 2,5 mil títulos.
A Casa das Rosas realiza ainda exposições, shows de música popular, mostras de filmes e apresentações teatrais.O calendário cultural da Cidade de São Paulo já incorporou alguns dosprincipais eventos promovidos pela Casa das Rosas, como o Hora H, em que celebra-se a vida e a obra de Haroldo de Campos, realizada sempre em agosto, mês de nascimento e falecimento do poeta. O Halloween, celebrado em outubro, apresenta filmes de terror, recitais de poesia macabra, contação de histórias fantásticas e outras intervenções culturais que unem o folclore tradicional europeu aos mitos da cultura brasileira, como o Saci e o Curupira. A Rave Cultural, realizada no início de dezembro, para comemorar o aniversário da Casa das Rosas, é outra atividade de destaque, que oferece uma intensa programação de poesia, música e performances.
Toda a programação da Casa das Rosas está disponível no site www.poiesis.org.br/casadasrosas.
A gestão da Casa das Rosas está a cargo da Poiesis – Organização Social de Cultura, responsável também pelo Museu da Língua Portuguesa e pela Casa Guilherme de Almeida.
Localizada no número 37 da Avenida Paulista, a Casa das Rosas foi projetada no final da década de 20 pelo arquiteto Ramos de Azevedo para ser a residência da sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. Ramos de Azevedo não chegou a ver o projeto concluído, pois faleceu em 12 de junho de 1928 e a construção só ficou pronta sete anos mais tarde, sendo assinada por Felisberto Ranzini. Durante 51 anos, residiram sua filha, Lucia Ramos de Azevedo e seu marido, Ernesto Dias de Castro e, mais tarde, Ernesto Dias de Castro Filho e sua esposa, Anna Rosa.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Av. Paulista, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP.
Fone: (11) 3285-6986/3288-9447.
Funcionamento: Terça à sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 10 às 18h.
Acesse:

Nenhum comentário: