quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Convite: II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e II Forum Prazeres da Leitura

O propósito permanente da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, segundo Secretário João Sayad é o de "formular e aplicar uma política cultural cujo objetivo é desobstruir, abrir espaço para que os brasileiros excluídos, de vanguarda, pobres e ou iniciantes, ouçam e sejam ouvidos, vejam e sejam vistos pelos consagrados, pelos bem-sucedidos daqui e do mundo inteiro. E que a cultura popular, a periferia, os excluídos ouçam e usufruam os consagrados, os clássicos e os campeões de audiência".
Dentro desse propósito vários projetos e programas têm sido desenvolvidos para incentivar e estimular o gosto pela leitura. Entendendo que as bibliotecas públicas o papel preponderante na elevação dos índices de leitura no Estado de São Paulo, tem-se dado especial atenção para o desenvolvimento dos profissionais que atuam nesses equipamentos, promovendo oportunidades de capacitação e integração.
Em agosto de 2008 aconteceu o "I Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias", realizado conjuntamente com o "II Fórum Nacional do Livro e Leitura" em parceria com o Ministério da Cultura. Diante da grande receptividade da primeira edição acontecerá em novembro o "II Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e II Fórum Prazeres da Leitura" que tem como temáticas principais:
  1. Políticas públicas de incentivo à leitura e bibliotecas.
  2. Desenvolvimento de serviços inovadores em bibliotecas públicas e comunitárias.
  3. Acessibilidade em bibliotecas públicas e comunitárias.
  4. Perfil das lideranças na gestão de bibliotecas e espaços de leitura.
  5. Advocacy.

Período do Evento: 12 a 14 de novembro de 2009. Local: Teatro Tuca - Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes - São Paulo, SP
Estrutura do Evento: Palestras, debates, mesas redondas e painéis. Conversas sobre livro, bibliotecas e leitura com convidados especiais.

Presenças Confirmadas
Especialistas Nacionais: Elisabeth Biondo - Diretora do Departamento de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, Lazer e Criança de Barueri. Fernando Moraes - escritor Guilherme Lira - OCIP Acessibilidade Brasil José Castilho Marques Neto - Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, Profa. Dra. Lucia Santaela - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Profa. Dra. Linarama Rizzo Battistella - Secretária da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, Lucila Maria Calheiros Silvestre - Diretora da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba, SP. Lucila Martinez - Consultora da ILTC - Brasil Maraléia Menezes de Lima - Diretora da Biblioteca Pública de Itanhaém, SP. Profa. Dra. Maria Tereza Egler Mantoan - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Maria Zenita Monteiro - Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo, Capital Nêmora Rodrigues - Presidente do CFB, Sigrid Karin Weiss Dutra - Presidente da FEBAB.
Especialistas Internacionais: Aldo Pirola - Diretor do Sistema Público de Bibliotecas da cidade de Milão, Itália. Camila A. Alire - Presidente da American Library Association (ALA), Estados Unidos Ida A. Joiner - Biblioteca Pública Pittsburg, Estados Unidos, Profa. Dra. Yicel Nayrobis Giraldo - Escola Interamericana de Biblioteconomia, Colômbia.
Realização: Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Programa São Paulo - um Estado de Leitores/POIESIS - Organização Social de Cultura.
Apoio: Consulado Americano Imprensa Oficial, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - TUCA UNESCO
Evento Gratuito.

Outras informações estarão em breve no site: http://www.bibviva.com.br/

Nenhum comentário: