quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Haroldo de Campos (1929-2003)

Haroldo Eurico Browne de Campos ou Haroldo de Campos (1929-2003) foi poeta, crítico literário e tradutor brasileiro. Um dos fundadores do movimento concretista em 1956, quando então junto de Décio Pignatari e seu irmão Augusto de Campos, fundaram o grupo Noigandres.
De formação secundarista do Colégio São Bento e graduado em Direito pela USP, aprendeu diversos idiomas e sendo tradutor de mão cheia, doutorou-se pelo FFLCH da mesma USP sob orientação de Antonio Cândido. Atuou como professor na PUC de São Paulo e foi responsável pela coleção "Signos" da editora perspectiva.
Sua impressionante versatilidade com os idiomas e seu método de "transcriação", facultou-nos obras de autores tão diferentes quanto fundamentais como Homero, Dante, Mallarmé, Goethe, Joyce e Mayakovski, além de textos bíblicos (Gênese e Eclesiastes) entre outras obras de teoria literária e poesia. Laureado com diversos prêmios no Brasil e exterior, teve após sua morte toda o seu acervo transferido para a Casa das Rosas (www.casadasrosas.sp.gov.br) que o acolheu no início da Avenida Paulista, um centro cultural de singular beleza bem no centro do coração da capital paulista.
Outras de suas obras são: Galáxias (2004, 34), Deus e o Diabo no Fausto de Goethe (1981, Perspectiva), Pedra e Luz na poesia de Dante (1998, Imago), Ideograma (2000, Edusp) entre outros.
Acesse o site oficial do escritor:

www.haroldodecampos.com.br

Nenhum comentário: