quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"Darwin - A vida de um evolucionista atormentado" de Adrian Desmond e James Moore

Dos historiadores da ciência Adrian Desmond e James Moore, "Darwin - A vida de um evolucionista atormentado" é das melhores biografias (talvez a "definitiva") sobre o naturalista britânico, aqui editada pela Geração editorial (2007).
Com farto material iconográfico e excelente pesquisa histórica na reconstituição do contexto de época da Inglaterra vitoriana de então ao mundo do século XIX, os historiadores se tornaram especialistas neste que foi considerado uma das 100 maiores personalidades da História. E sobre ele, produziram primoroso trabalho biográfico onde Charles Robert Darwin (1809-1882) é retratado em minúcias, com riqueza de detalhes que lhe perfilam a vida de modo claro do nascimento om suas origens aristocráticas familiares ao registro dos fatos mais relevantes de sua vida e formação. Com particular destaque, a célebre viagem no Beagle ao redor do mundo durante 4 anos e nove meses, a elaboração da teoria da evolução das espécies, seu lançamento, impacto eas reações, o embate entre a religião e a ciência decorrentes no mundo da época (e presente no próprio naturalista), as teorias racialistas e eugenistas entre outros.
Neste ano de 2009 em que celebramos os 200 de nascimento de Darwin e os 150 do lançamento de sua "A origem das espécies", é das melhores sugestões para complementar e enriquecer o conhecimento sobre uma das maiores teorias de todos os tempos, e de um dos grandes gênios da ciência.

Nenhum comentário: