quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

"Ilíada" de Homero



A Ilíada (do grego ΙΛΙΑΣ - ILIAS), poema épico grego que narra os acontecimentos ocorridos no período de pouco mais de 50 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Tróia, onde estão a origem da cólera (μῆνις, mênis), de mítico Aquiles. O título da obra deriva de um outro nome grego para Tróia, ou Ílion.
A Ilíada e a Odisséia são de autoria atribuídas a Homero, ele próprio, de existência incerta como duvida-se de que seja autor de ambas obras, ele que se julga ter vivido por volta do século VIII a.c., na Jônia (atual Turquia) e constitui um dos mais antigos documentos literários gregos (e ocidentais) que chegaram nos nossos dias.
Das muitas e diferentes edições encontradas no país existem as versões adaptadas para o público infantil como "Ruth Rocha conta a Ilíada" de Ruth e Eduardo Rocha (2004, Cia das Letrinhas), José Angeli e Ivan Zigg (2002, Scipione), Bruno Berlendis de Carvalho e Andrés Sandoval (2007, Berlendis & Vertecch), as fragmentas e parciais como "Contos e lendas da Ilíada" de Jean Martin e Gilberto Miadaira (2006, WMF Martins Fontes), as integralmente traduzidas como a das primeiras e por isso rara edição dos Clássicos Jackson (1950) traduzida por Odorico Mendes com prefácio de Augusto Magne, de Frederico Lourenço (2005, Cotovia), além de comentada como a de Odorico Mendes e Salvio Nienkotter (2008, Ateliê) e edição bilígue, traduzida ou transcriada por Haroldo de Campos (1929-2003) em dois volumes (Arx, 2003).
Contudo destaca-se também a tradução integral e direta do grego feita por Carlos Alberto Nunes (1897-1990) editada e reeditada pela Ediouro, este, grande conhecedor da língua e cultura grega.
Há também algumas obras que investem na explicação e contextualização como "Ilíada e Odisséia de Homero" da série "Livros que mudaram o mundo" de Alberto Manguel e Pedro Maia Soares (2008, Jorge Zahar) e "A construção da Ilíada" de Donaldo Schüler (2004, L&PM).

Nenhum comentário: