terça-feira, 31 de março de 2009

"Portal da História"

Organizado por cinco jovens profissionais da área, o blog Bibliotecários sem fronteiras (www.bsf.org.br) traz todo tipo de informação sobre o assunto: cursos e oportunidades de emprego, novas tendências para o livro e a atividade do bibliotecário, artigos de grandes autores e curiosidades. Na forma e no conteúdo, demonstram bom humor para lidar com os prazeres e os ossos do ofício. No site também é possível encontrar links para portais e revistas acadêmicas brasileiras e estrangeiras.
Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional - Ano 4, nº 42, março de 2009, pág. 15.

domingo, 29 de março de 2009

Cursos de Extensão no CES/JF

O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) divulgou em seu site que estão abertas as inscrições para Cursos de Extensão do primeiro semestre nas mais variadas áreas.

Para maiores informações, acessem: http://www.cesjf.br/cesjf/index.asp?cod_pagina=1948&url=2009\marco\1948

sábado, 28 de março de 2009

"Prêmio em Portugal"


O jornalista brasileiro Murilo Carvalho receberá dia 6 de abril, em Lisboa, das mãos do presidente de Portugal Aníbal Cavaco Silva, o 1º Prêmio Leya, de 100 mil euros, pelo romance inédito "O rastro do jaguar", que foi enviado esta semana às livrarias de Portugal. O livro será publicado no Brasil até o fim do primeiro semestre. As inscrições para o Leya 2009 já estão abertas, até 15 de junho. O regulamento está em http://www.leya.com/

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 28 de março de 2009.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Lúcio Cardoso adaptado para os palcos



A "Tribuna de Minas" de ontem (24) (www.tribunademinas.com.br - para usuários cadastrados) publicou reportagem que pode interessar aos (raros) admiradores da obra do escritor mineiro Lúcio Cardoso (1912-1968).

De acordo com a matéria, a editora Civilização Brasileira está se preparando para relançar todos os títulos do ficcionista por conta da efeméride de cinquenta anos de publicação daquela que é considerada sua obra-prima: "Crônica da Casa Assassinada" (foto)

Há meio século os personagens sombrios e torturados desse romance fragmentário (e por isso mesmo envolvente) prendem a atenção dos leitores iniciados que conhecem (ainda que minimamente) o trabalho de seu autor, classificado pelo jornal como alguém "mais estudado na Academia que lido fora dela."

O romance, diga-se de passagem, foi adaptado ao cinema por Paulo Saraceni e conta com a trilha sonora do maestro soberano Antônio Carlos Jobim. É um dos muitos filmes que este que aqui escreve ainda não viu. Mas verei. Estou à cata dele.

E, ainda segundo a Tribuna, essa mesma obra está merecendo a atenção de pessoas da área de teatro que têm a intenção (há pelo menos dois projetos) de adaptá-la para os palcos. Isso de fato ocorrendo, nos restará esperar uma exibição aqui em Juiz de Fora.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Livros EntreClássicos: Jorge Luís Borges

Nas bancas a 4ª edição da série Livros EntreClássicos dedicado a Jorge Luís Borges (1899-1986) escritor argentino, célebre por sua obra poética e principalmente pelo gênero do conto, talvez, o maior nome da Literatura Sulamericana do século XX neste gênero. Sua obra completa encontra-se editada pela Globo de Porto Alegre e mais recentemente, reeditada pela Cia das Letras que a fará por obras separadas e ao final, em volumes, com as obras completas reunidas, e diferente da já disponível, com um maior número de obras do autor que ficaram de fora da versão da editora Globo.

quinta-feira, 19 de março de 2009

"O Mundo da Literatura"


Para quem diz que "não há vida inteligente na Tv", vale conferir o programa exibido pelo canal Tv Senac de São Paulo não só pela qualidade como, principalmente, pelo mote do mesmo: a literatura. "O mundo da Literatura" apresentado por Ricardo Soares, tem duração de 25 minutos e apresentação semanal, retratando os mais diversos aspectos da vida literária e literatura, em particular a nacional. Confira na Tv Senac São Paulo, canal 3 pela Sky, segundas às 13:00 h.

terça-feira, 17 de março de 2009

Exposição - América Pré-Colombiana: Berço de civilizações

Acontece de 13 de março a 26 de abril no Espaço cultural Correios (rua Marechal Deodoro, nº 470 - centro, Juiz de Fora - MG, telefones 32-3690-5715 / 3690-5713) a exposição - "América Pré-Colombiana: Berço de civilizações".
Os dias e horários para visitação são de segunda à sexta de 10h às 17:30 e sábados das 10 às 14h.
A curadoria é do Profº Marcos Freesz.

segunda-feira, 16 de março de 2009

"XXVI Semana de História" da UFJF

Acontece de 13 a 17 de abril no anfiteatro do ICH, a - XXVI Semana de História da UFJF - cujo tema é "20 anos da queda do muro de Berlim: Queda e construção de novos (pré) conceitos".
Para maiores informações e inscrições, acesse:

http://www.semanadehistoria.ufjf.br

domingo, 15 de março de 2009

"O enigma vazio" de Affonso Romano de Sant´Anna

Na última quarta-feira, dia 18, o escritor e poeta Affonso Romano de Sant´Anna realizou aula inaugural no ICH - Instituto Ciências Humanas da UFJF, abordando o tema "A autonomia do sujeito e a arte", baseado em sua última obra "O enigma vazio" (ed. Rocco, 2008). Affonso deu continuidade as suas reflexões sobre a arte contemporânea, em particular as mesmas que começaram em 2003 com "Desconstruindo Duchamp" (ed. Vieira & Lent, 2003) traçando um rico questionamento sobre os rumos da mesma e de sua suposta anomia, com muitos sofismas e sem-sentidos que por fim colimam no "vazio" enigmático que como tal, anda gerando muita polêmica e excelentes reflexões.

sábado, 14 de março de 2009

"Vocabulário do Lula"

A primeira pessoa a receber a nova edição do Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa (Volp) que resolve as dúvidas do Acordo Ortográfico, será o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Academia Brasileira de Letras encaminhará um exemplar a Lula dias antes do lançamento oficial do Volp, às 17:30m de quinta-feira, na própria ABL (Presidente Wilson 203). Coordenador da obra ansiosamente aguardada, porque estabelece padrões para casos que o acordo deixou em aberto - o acadêmico Evanildo Bechara faz palestra sobre ela às 17:30m de terça, também na ABL. Entrada franca.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 14 de março de 2009.

quinta-feira, 12 de março de 2009

José Luiz Fiorin na Fale/UFJF

Na próxima terça-feira, dia 17 de março, às 19 h, a Faculdade de Letras da UFJF receberá para sua Aula Inaugural o professor José Luiz Fiorin (USP). O tema da palestra serão os "Aspectos linguísticos e políticos da reforma ortográfica". A entrada é franca.

Será uma boa oportunidade de fazer uma reflexão sobre as mudanças propostas para a escrita do nosso idioma, através das considerações que serão emitidas por um profissional que se destaca - merecidamente - na área da Lingüística, com a publicação de livros para estudantes de graduação pela Editora Contexto (http://www.editoracontexto.com.br/) e também de artigos em revistas especializadas.

quarta-feira, 11 de março de 2009

"Aleijadinho e o aeroplano: paraíso barroco e a construção do herói colonial"

Guiomar de Grammont, autora da obra "Aleijadinho e o aeroplano: paraíso barroco e a construção do herói colonial" (ed. Civilização Brasileira, 2008) inaugura hoje, às 19 h no anfiteatro do ICH da UFJF, o ciclo de palestras promovido pelo LAPA - Laboratório de Patrimônios Culturais ligado ao Departamento de História da UFJF.
A obra gerou polêmica e discorre sobre o liame entre o mito e o fato acerca da pessoa de Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho - que segundo a autora teve existência diversa das captadas por críticos e historiadores.
Vale conferir a obra e a oportunidade da palestra que ocorre na UFJF com entrada franca.

domingo, 8 de março de 2009

Revista de História da Biblioteca Nacional: "Corrupção - Crime ou costume?"

Está nas bancas a edição de nº 42 da Revista de História da Biblioteca Nacional que a preço módico e excelente qualidade editorial e autoral, estampa em sua matéria de capa a "Corrupção - Crime ou costume?". O mesmo inspirou debate ocorrido na Biblioteca Nacional entre Marly Motta e Isabel Lustosa (que esteve na UFJF em setembro passado por conta do evento sobre a efeméride dos 200 anos da vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil).
Para saber mais acesse o site da publicação em:

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/

sábado, 7 de março de 2009

No "Mês da mulher"

Na próxima segunda dia 9 às 19 h com abertura do coral da OAB na 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (Av. dos Andradas nº 696, morro da Glória em frente a Universo) profere palestra a escritora e artista plástica Marina Colasanti. Autora de uma considerável obra literária, vencedora de prêmios como o Jabuti Infanti-Juvenil por "Ana Z Aonde vai você?" e "Uma idéia toda azul", este, prêmio "O melhor para o Jovem" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Infanto-Juvenil(http://www.fnlij.org.br/).
Autora de contos com tons poéticos sobre fatos do cotidiano como um de seus mais conhecidos "Eu sei, mas não devia", escreve também versando sobre um imaginário rico que decerto agrada não só a crianças e jovens, como se pode constatar pelo grande número de leitores presentes em suas palestras e leitores de suas obras.
Para saber mais sobre a escritora acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Colasanti

sexta-feira, 6 de março de 2009

Milan Kundera (1929-)

Milan Kundera, autor da obra que será discutida este mês, dispensa grandes apresentações, dada a sua trajetória pessoal e artística. Em sua extensa bibliografia constam, entre outros, títulos com grandes vendagens como A brincadeira (1968) e A insustentável leveza do ser (1984), este último adaptado para o cinema poucos anos depois de sua publicação, ainda na década de 80.

Apesar da popularidade de seus livros, o escritor não é desdenhado pelos acadêmicos. Isto se deve, creio, ao seu modo particular de construir e problematizar a narrativa, o qual escapa da facilidade e repetição irrefletida que normalmente se apontam como problemas na feitura dos best-sellers.

Nascido na Tchecoslováquia (hoje República Tcheca) em 1929, o autor saiu de seu país natal após a invasão soviética ocorrida em 1968. Por conta da situação política de seu país e da incompatibilidade da mesma com as suas posições políticas e atuação como professor e escritor, ele perdeu a nacionalidade tcheca. Exilado na França, Kundera assumiu nacionalidade e conquistou cidadania francesa nos anos 80.

No final do ano passado uma polêmica sobre um caso de delação no período da Guerra Fria trouxe o escritor para as manchetes de jornais e revistas. Esclarecida sua inocência, ele aguarda um pedido de desculpas e retratação por parte dos meios de comunicação que deram início ao debate.

Quem quiser obter mais informações sobre o autor e suas obras pode consultar seu site oficial: http://www.kundera.de/english/.

quinta-feira, 5 de março de 2009

"O livro do riso e do esquecimento" de Milan Kundera

A obra eleita para este mês de março é O Livro do Riso e do Esquecimento, de Milan Kundera. Atualmente as obras do autor são editadas no Brasil pela Companhia das Letras, em seu selo Companhia de Bolso. Conforme se pode ler na sinopse da obra em questão, trata-se do primeiro livro escrito pelo autor em seu exílio francês, iniciado após a invasão soviética à então Tchecoslováquia em 1968. Em termos de estrutura, pode-se falar em uma colagem de instantâneos, de relatos que flagram momentos da vida das personagens para, basicamente, ilustrar uma outra vida que ali se conta: a do próprio autor.

Debaixo de sua fragmentação e descompromisso (aparentes), o texto esconde questões intrigantes. Por exemplo: as lembranças pessoais são, de fato, somente nossas ou são um construto social no qual a interação com os outros tem papel preponderante? O esquecimento decorre da perda/falha da memória ou é apenas a materialização de um processo de apagamento ao qual se foi submetido?

E para além disso: é um livro que nos chama a atenção para o fato de que a memória não é apenas um registro linear e organizado de dados pregressos: há uma dimensão criativa no processo de lembrar-se. E é essa dimensão que o autor parece explorar com competência.

Feira de livros

A SBS (www.sbs.com.br), livraria especializada em publicações para estudo de línguas estrangeiras, estará realizando entre os dias 09 a 13 deste mês de março uma feira de livros na Faculdade de Letras da UFJF.

Segundo informativo afixado no mural da instituição, os livros expostos nessa feira terão 20% (vinte por cento) de desconto; o que, convenhamos, é um pequeno (mas válido) incentivo para a aquisição deste artigo de luxo que se tem tornado o livro.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Affonso Romano de Sant´Anna em Juiz de Fora

Na quarta-feira dia 18 de março às 18 h estará proferindo aula inaugural no anfiteatro do ICH da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - o escritor Affonso Romano de Sant´Anna, autor de prolífica produção lítero poética que por muitos anos morou em Juiz de Fora e foi professor em diversas Universidades no Brasil e exterior. Nos últimos tem se dedicado a discutir o estatuto teórico e questões implicadas no mesmo da arte contemporânea onde a partir de seu "Desconstruindo Duchamp" (ed. Vieira e Lent, 2003) se faz objeto de polêmicas junto a comunidade artística, em particular ligados as Artes Plásticas. É também autor de uma importante obra sobre Carlos Drummond de Andrade "Drummond, Um gauche no tempo" (recentemente reeditada pela Record), sua tese de doutorado e que se constituiu referência nos estudos de crítica literária no país. Depois de muitos anos finalmente o escritor disponibilizou seu site oficial na internet que é: http://www.affonsoromano.com.br

História Viva - Grandes Temas: Primeira Guerra Mundial - O fim dos Impérios

A revista Históra Viva em sua série "Grandes Temas" nas bancas este mês traz edição dedicada ao primeiro conflito mundial ocorrido no século XX de 1914 a 1918, estampando na capa "Primeira Guerra Mundial - O fim dos impérios". Uma oportunidade valiosa para período e conflito poucas vezes estudado na formação historiográfica estudantil dos brasileiros, conflito que em particular redesenhou o mapa geopolítico do mundo com grandes transformações e mudanças (cujas consequências estão presentes ainda em nossos dias através, por exemplo, dos conflitos na Palestina), além de inseminar as causas para o conflito seguinte que, duas décadas depois, viria a se conflagrar e nele, assim como no primeiro (sim, o Brasil esteve na Primeira grande guerra) o país tomaria parte ao lado dos aliados na derrota do então 3º Reich. Se a obra do historiador inglês Eric Hobsbawm ("A Era dos Impérios" ed. Paz e Terra, 1988) é demasiado densa em conteúdo - embora uma das melhores que temos disponíveis na bibliografia sobre o período nas estantes - a revista apresenta uma síntese acessível e satisfatória.
Para saber mais desta edição e de outras acesse: http://www2.uol.com.br/historiaviva/

terça-feira, 3 de março de 2009

"all roads film project"

Histórias e culturas

Estão abertas as inscrições para o All Roads Film Festival 2009, um projeto da National Geographic Society criado para a divulgação e temas relacionados a povos indígenas e culturas minoritárias. Uma chance para que dividam suas perspectivas por meio do poder do cinema. Novos documentários podem ser inscritos até 30 de março. O festival vai para Los Angeles, na Califórnia, Washington DC e Santa Fé, no Novo México, nos dias 17 a 19, 24 a 26 de julho e de 2 a 6 de dezembro deste ano, respectivamente.

Mais informações em http://www.ngbrasil.com.br/

Fonte: National Geographic Brasil - Março 2009 (ed. 108) - Mundo National pág. 136

segunda-feira, 2 de março de 2009

Bolsa Petrobrás

Vai até 12 de março o prazo de inscrição para bolsas de criação literária do Programa Petrobrás Cultural. O edital tem verba total de R$ 810 mil, que serão concedidos a projetos de livros de ficção e poesia. Para se inscrever, o autor deve descrever sua proposta conforme o regulamento (www.petrobras.com.br/ppc) e enviar os primeiros trechos da obra. Os candidatos precisam já ter publicado pelo menos um livro. Na primeira leva, em 2007, autores reclamaram de dificuldades em receber a bolsa. Dos 23 livros selecionados, seis já foram publicados: "Samuel Rawet", de Francisco dos Santos; "A fábrica do feminino", de Paula Glenadel; "A filha do escritor", de Gustavo Bernardo; "Amostragem complexa", de Simone Campos; "Peixe morto", de Marcos Vinícius de Freitas; e "Todos os cachorros são azuis", de Rodrigo Antonio de Souza Leão.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - No Prelo, pág. 5 em 28 de fevereiro de 2009.