quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Band of Brothers" da HBO

Uma das melhores dramatizações e reconstituições de época, do gênero guerra no caso da 2ª grande guerra mundial (1939-1945) produzida recentemente, é a série "Band of Brothers" pela HBO americana. A série é baseada na obra de Stephen E. Ambrose autor de "Soldados cidadãos" (2001, Bertrand Brasil), "O dia D" (2002, Bertrand Brasil) e "Band of Brothers"(2006, Bertrand Brasil) pensada inicialmente na mesma época das gravações do filme "O regaste do soldado Ryan" (EUA, 1997, "Saving Private Ryan") de Steven Spielberg que ao lado do ator Tom Hanks entre outros, investiram no projeto rendendo a excelente série com um apurado e admirável trabalho de reconstituição dos equipamentos e armas do período, no processo da máxima e melhor fidelidade na reprodução e contextualização histórica. Uma "ficção" com realidade convincentes.

sábado, 25 de abril de 2009

"O essencial é invisível aos olhos"

No encontro do mês de abril, discutimos sobre a obra "O pequeno príncipe", de Saint Èxupery. A primeira coisa que nos chamou a atenção e que seria, talvez, a tônica da história foi a distinção que o autor faz entre os olhares que crianças e adultos têm sobre as coisas.

A lição do Príncipe é a de que, na ânsia racionalista de apreender o mundo em seus mínimos detalhes, acabamos por não enxergar o que de belo há nele. Perde-se o encanto do mundo ao perder-se a sensibilidade.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Asuncíon - Paraguay: Capital Americana da Cultura 2009


Asuncíon, a capital do Paraguay, foi eleita pelo Bureau International de Capitais Culturais a Capital Americana da Cultura 2009.
A mesma sucede Brasília que ano passado, foi a escolhida, dando continuidade ao movimento que dentre outros objetiva estimular o conhecimento das cidades americanas no estímulo das múltiplas dimensões dos povos e cultura, com o da rica cultura paraguaia.
Para saber mais acesse:

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ainda "O Pequeno Príncipe"...

Há também disponível neste quase universo paralelo do culto da obra de Antoine Saint-Exupéry num outro livro: "O amor do Pequeno Príncipe". (2009, ed. Nova Fronteira).

Sinopse:

"Em 'O amor do Pequeno Príncipe - cartas a uma desconhecida', Antoine Saint-Exupéry revela aos leitores uma história de amor, contada em cartas assinadas pelo seu personagem mais famoso. O livro traz, ainda, aquarelas que revelam imagens de um Pequeno Príncipe apaixonado."

Além o "site oficial" de seu principal e mais conhecido personagem/obra: http://www.opequenoprincipe.com.br/

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Instituto Liberal

"O Instituto Liberal é uma instituição sem fins lucrativos e não tem - nem pode ter, de acordo com seu estatuto, - qualquer vínculo político-partidário.
O IL é uma instituição voltada para a pesquisa, produção e divulgação de idéias, teorias e conceitos que revelam as vantagens de uma sociedade organizada com base em uma ordem liberal. Na ordem liberal, você - o cidadão - é a parte mais importante da sociedade, não o governo.
Liberdade e responsabilidade - os liberais acreditam que viver com liberdade e autonomia é o melhor modo de vida. Liberdade para escolher o próprio caminho; o trabalho, as amizades, o lazer, a busca da felicidade. A única restrição a essa liberdade é o direito do outro. Mas a liberdade implica também em responsabilidade: só você é responsável por seus atos.
A preocupação com a pessoa - uma sociedade liberal considera que cada pessoa é única. Como tal, deve viver sob um sistema político e econômico que respeita o indivíduo e o encoraja a descobrir o que há de melhor dentro dele e a desenvolver plenamente seu potencial.
Tolerância - é condição essencial para quem quer viver com liberdade. Assim como você não deseja que os outros lhe digam como deve ser seu modo de vida, ninguém deve estar sujeito também ao que você acha melhor para os outros. - ‘Ninguém poderá obrigar-me a ser feliz à sua maneira.’ (Immanuel Kant)
Prosperidade - a evidência histórica mostra que as sociedades que obtiveram maior prosperidade material são as que se organizam sob uma ordem liberal. É também nesta ordem que se tem alcançado a melhor distribuição de riqueza.
Conheça mais sobre nossos objetivos, nossa filosofia, nossa história e organização e os nossos meios."
Acesse:

www.institutoliberal.org.br

segunda-feira, 20 de abril de 2009

São Luís: Capital Brasileira da Cultura 2009

A Capital Brasileira da Cultura 2009 é São Luís.
Cidade que também é capital do Estado do Maranhão e uma das mais ricas da história brasileira, referência da região Nordeste do país por seus múltiplos aspectos no universo da História e Cultura.
Acesse:

www.capitalbrasileiradacultura.org/cbc/

domingo, 19 de abril de 2009

"Ano da França no Brasil"


Chamado de França.Br 2009, o Ano da França no Brasil é uma retribuição ao evento ocorrido em 2005 naquele país e que permitiu a exportação de nossa cultura para a Europa.

A abertura oficial está prevista para o dia 21, no Rio de Janeiro. Porém algumas manifestações tem se antecipado, como o desfile da Acadêmicos do Grande Rio em fevereiro e agora uma pré-abertura em Ouro Preto, que está ocorrendo desde a última sexta-feira, conforme noticiado pelo jornal "O Tempo" (http://www.otempo.com.br/).

Essa pré-abertura conta com a presença da ministra da Cultura da França, Christine Albanel, e pretende demonstrar uma ligação entre os ideais da Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa, ambos os movimentos apoiados na ideologia Iluminista.

Na programação, incluem-se saraus, um festival gastronômico e apresentação de Bibi Ferreira interpretando "A Marselhesa" e canções do repertório de Èdith Piaf. O ponto alto será uma exposição no Museu da Inconfidência, onde estará exposto pela primeira vez fora de Juiz de Fora o quadro "Tiradentes Supliciado", de Pedro Américo.

sábado, 18 de abril de 2009

Capital européia da cultura 2009: Vilnius & Linz

Neste ano as cidades eleitas como "Capital européia da cultura" são Vilnius, na Lituânia e Linz, na Aústria. A inciativa é da União Européia e teve início no ano de 1985 com o objetivo de tornar uma cidade da Europa conhecida ao próprio continente, dando visibilidade à cidade e a sua história em seu desenvolvimento cultural e histórico nos interesses mútuos entre os cidadãos do velho continente. Ao longo destes anos várias foram as cidades eleitas e os objetivos de tal iniciantiva, certamente, tem sido ao menos em parte alcançados mundo afora, muito além dos limites continentais da Europa, razão pela qual a idéia ganhou um similar nas terras da América e como não poderia deixar de ser, do Brasil.

ABREM - Associação Brasileira de Estudos Medievais

A - ABREM - Associação Brasileira Estudos Medievais representa no país a instituição que reune os interessados das mais diversas áreas no período Medieval, estes particularmente das Artes, Letras, Direito, História, Teologia e Filosofia.
A instituição organização bianualmente o EIEM - Encontro Internacional de Estudos Medievais - este em sua VIII edição, neste ano, ocorrerá no campus Goiabeiras da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, no mesmo Espírito Santo, em agosto próximo.
Acesse:

Roberto Piva

Finalmente a obra do poeta Roberto Piva (organizada e reunida pelo professor da Unicamp Alcir Pécora) foi lançada pela editora Globo. O poeta paulista tido como ares de "maldito" ou "poeta marginal" é dos mais originais da produção poética contemporânea do país, embora não tão conhecido como outros, mas de qualidade inegável.
Com um poesia diretamente atrelada a sua história biográfica como professor de sociologia e história, onde se realizou com especial vocação pedagógica a partir da leitura de poemas quando então os interpreva, após a leitura com a aplicação de suas disciplinas.
Autor de um percurso intelectual singular, é poeta de mão cheia numa produção de raro teor e profundidade em que se atrelam as mais diversas temáticas e inspirações, hauridas em origens e temporalidades distintas que vão de Dante ao Jazz, perpassado por seu xamanismo.
Os volumes receberam os seguintes títulos: Um estrangeiro na legião (vol. 1, 2005), Mala na mão & Asas pretas (vol. 2, 2006) e Estranhos sinais de Saturno (vol. 3, 2008).

"Seminário sobre História Editorial"

Termina em 5 de maio o prazo para as inscrições no II Seminário sobre História Editorial no Brasil, que acontecerá entre 11 e 15 de maio na UFF. A programação prevê eventos na Biblioteca Nacional e na Academia Brasileira de Letras e terá pesquisadores internacionais, como Jean-Yves Mollier e Frédéric Barbier, que lançaram livros recentemente no Brasil. Mais informações e inscrições em http://www.uff.br/lihed

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 18 de abril de 2009.

"Biblioteca Digital Mundial"

O Brasil é um dos países membros fundadores da Nova Biblioteca Digital Mundial, a ser oficialmente disponibilizada para o público na rede a partir do próximo dia 21 de abril, tal iniciativa do ingresso, que garantiu a língua portuguesa como das oficiais do empreendimento, se deve ao presidente da Biblioteca Nacional e também professor da UFRJ, Muniz Sodré.
No início das atividades serão 32 instituições de 20 países como China, França, Israel, Sérvia, Suécia e Uganda além dos países fundadores que são os Estados Unidos, Rússia, Egito e Brasil.
A idéia é oferecer um acervo diferenciado, não como encontrado no Google, sendo uma porta de entrada oficial aos tesouros nacionais de cada país onde estão previstos a digitalização para posterior disponibilidade de mapas, fotos, etc.
Confira no site acessando:
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 3 em 18 de abril de 2009.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

"Povos do Livro"
















É curioso como a maior parte da humanidade vive sob regimes culturais cujo a base, repousa em "livros sagrados" legados pelo Judaísmo na Torá, Cristianismo no Evangelho e pelo Islã no Al Corão. O termo "povos do livro" aliás, vem desta expressão cultural, onde o livro sagrado dos muçulmanos na visão dos mesmos, seria a forma acabada e conclusiva da verdade revelada por Deus outrora aos povos anteriores a Maomé.
Seja como for, importa destacar a relevância perene e imprescindível da forma-objeto do livro como receptáculo das Escrituras Sagradas das religiões monoteístas, embora todas as outras também encontrem no livro, ainda que sua forma varie conforme cultura em lugar e época.

E neste sentido de algum modo, toda a humanidade se inclui num dos "povos do livro", ainda que não seja participante ou fiel destas religiões ou mesmo, de nenhuma.

Fundação Eva Klabin

A Fundação Eva Klabin disponibiliza através do site seu rico e prestigioso acervo, este, dos mais importantes dos museus brasileiros, de arte clássica ao impressionismo, com mais de 2 mil peças cobrindo um período de 50 séculos.
Instituição que oferece ainda variada programação cultural incluindo concertos, conferências, cursos exposições pode ser conhecida além de in locus, no site:

www.evaklabin.org.br

quarta-feira, 15 de abril de 2009

"Grandes debates da ciência" de Hal Hellman

Um dos mais importantes aspectos da modernidade foi o surgimento da ciência, a mesma que embora sempre presente na curiosidade e investigação humana ao longo da história, só nos últimos 6 séculos foi se formalizando para então, dar-se de modo crescente e imperativo nos embates e reflexões atuais, além de interferir na própria vida cotidiana com as transformações causadas pelas "revoluções científicas".
E diferentemente das outras áreas e aspectos da tradição como o da chamada ciências humanas, apresenta em seu desenvolvimento uma dinâmica e história peculiares, não menos emocionante, por desenvolver-se em movimentos contrários aos axiomas usuais das outras tradicionais, onde nem sempre as controvérsias são válidas ou mesmo determinantes, como o são para o as ciências aqui tratadas na obra de Hal Hellman "Grandes debates da ciência" (Unesp, 1999).

Confira a sinopse:

"Historiografia das mais importantes controvérsias na ciência e da maneira como elas ajudaram a formar o mundo do racionalismo moderno. Alguns dos mais significativos avanços científicos suscitaram batalhas que se estenderam por décadas e mesmo séculos. 'Grandes Debates da Ciência' se concentra em catorze das mais relevantes disputas na história da ciência, do século XVII ao XX. Hellman nos apresenta os protagonistas e a época em que viveram, explica os princípios científicos envolvidos e mostra como tais controvérsias não são apenas típicas, mas freqüentemente necessárias ao desenvolvimento da ciência. "

terça-feira, 14 de abril de 2009

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Com a chamada no convite: "Venha assistir à Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Porque mineiro, quando rompe o silêncio, é para dar espetáculo" a Funalfa/Prefeitura de Juiz de Fora, Instituto Cultural Filarmônica e o Governo de Minas promovem na quinta dia 16, sob regêcia de Fábio Costa com direção musical e regência titular de Fábio Mechetti no Cine-Theatro Central, às 20:00h a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
No programa constam: Carlos Gomes - Abertura Maria Tudor, Borodin - Danças Polovtsianas, Mozart - Sinfonia nº 36 "Linz" e Rimsky-Korsakov com Capriccio espagnol.

Ingressos gratuitos na Funalfa dos dias 13 a 16, das 9 às 17h.

domingo, 12 de abril de 2009

"O mundo de Sofia" de Jostein Gaarder

Antes que consiga prosseguir na resposta sobre a formação em filosofia, quase sempre sou interrompido ou depois indagado acerca da opinião sobre a obra "O mundo de Sofia" de Jostein Gaarder (1995, ed. Cia das Letras).
E para decepção de alguns colegas e desespero de meus mestres, considero boa a obra e interessante o modo como o autor a concebe no processo literário (sendo ele próprio formado e professor universitário de filosofia) em lições epistolares da mesma. Creio que a informação rumo a formação do conhecimento, um elemento inicial onde apesar das muitas críticas que se possa fazer quanto a forma e conteúdo, importante, e a iniciativa da obra que o autor empreende, me parece ser fundamental e mais que tendência nos próximos tempos: a do intenso diálogo entre as áreas (academicamente ou não) e a máxima democratização possível do saber, ainda que ao custo inicial do rigor ou profundidade que a honestidade da obra em questão quanto ao que propõe, não nega ou se exime. Válida portanto e ainda melhor se acompanhada dos bons volumes de História da Filosofia existentes e disponíveis nas prateleiras de bibliotecas e livrarias.

sábado, 11 de abril de 2009

"Clandestina Felicidade"

De acordo com "O Globo" (http://oglobo.globo.com/), desde o dia 1º deste mês está em exibição em Lisboa, na Casa de Fernando Pessoa, uma exposição intitulada "Clandestina felicidade", sobre a vida e a obra da escritora brasileira Clarice Lispector.

Organizada por Nádia Battella Gotlib, uma das biógrafas da escritora, a exposição ilustra com fotografias e textos a trajetória pessoal e artística de Clarice. Ficará aberta à visitação até o dia 15 de maio e, em paralelo a ela, ocorrerão conferências e debates com especialistas da área de literatura.

"A França no Salão FNLIJ"

O francês Thimotée de Fombelle, autor de "Tobias Lolness - A vida da Árvore" lançado pela Rocco no Brasil há poucas semanas, é um dos convidados da 11ª edição do Salão FNLIJ do livro para Crianças e Jovens, que acontecerá entre os dias 11 e 21 de junho e terá a França como país homenageado. O livro, que conta a história de um menino muito corajoso, apesar de seu milímetro e meio de altura, é a estrela de Fombelle nas letras e rendeu ao autor sete prêmios na França e outros pela Europa.
Fombelle é um dos cinco franceses já confirmados para o Salão, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Os outros são Olivier Douzou (com livros lançados pela Cosacnaify), Dorothée de Monfreid (lançada pela Martins Fontes), Gille Eduard e Vicent Cuvelier.
O mais tradicional evento literário dedicado às crianças no país também está estreando novo endereço: depois de uma longa temporada no Museu de Arte Moderna, agora ela acontecerá, mais ampliado, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, na área do Cais do Porto.
Em outra frente de apoio à leitura, a FNLIJ, em parceria com a Petrobras, está com inscrições abertas até o dia 30 para a 14º edição do concurso que vai escolher os melhores programas de incentivo à leitura para jovens e crianças no país. Informações e regulamento no site: http://www.fnlij.org.br/

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 11 de abril de 2009.

"No bolso, a História..."

A Revista de História da Biblioteca Nacional está lançando seis livrinhos de bolso com seleções temáticas de seus artigos. O primeiro volume será: "Guerras e batalhas brasileiras", que chega às livrarias na semana que vem. As obras serão vendidas em bancas de jornal, livrarias e aeroportos de todo o Brasil por R$ 15.
Informações:

www.revistadehistoria.com.br

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 11 de abril de 2009.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944)

Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) é um destes autores que se fazem conhecidos por um único personagem ao qual, a própria história biográfica, se funde, apesar das diferenças pessoais deste aviador e piloto de guerra, intelectual engajado e cidadão francês, empenhado na luta às causas da guerra (que se enraizam no humano pelo mundo) distando e diferindo de seu meigo Pequeno Príncipe.
O personagem que inspira obra do mesmo nome ao lado de "Terra dos homens" (2006, Nova Fronteira), "Piloto de Guerra" (1995, Europa-America) entre outros e mais recentemente "O amor do pequeno príncipe" (2009, Nova Fronteira) figuram como parte das poucas, mas substanciosas obras do autor de vida rica e, embora curta, muito intensa, precocemente encerrada em plena batalha da Segunda Guerra Mundial.
Se muitas são as interpretações do personagem e obra, não tantas são as feitas sobre seu idealizador que idealista, cunhou um manifesto pacifista terno de viva inspiração afetiva que a um só e mesmo tempo, pensa a crise de seu tempo e a condição existencial do homem no mundo e vida, ensejando esperança, o que talvez tenha legado a sua obra, a marca que caracteriza todo grande escritor clássico porque universal.
Para saber mais acesse:

"O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry

A obra eleita - "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry (ed. Agir) foi escrita em 1943, chegando ao Brasil em 1952, traduzida para mais de 80 idiomas se firmou como um clássico universal pela sensibilidade de um personagem que apesar de suas características bem situadas (estéticamente), acabaram por tornar um ponto de identificação para leitores das mais diversas culturas, épocas e gerações, tal como não poderia deixar de ser quando se trata daquilo que tão bem caracteriza um clássico da literatura universal. No Brasil foi lançado pela mesma Agir uma edição comemorativa dos 50 anos da obra no país (é com a capa desta edição que está acima que ilustro a postagem), completados em 2002, a mesma com dimensões editoriais diferenciadas conta com uma considerável introdução com biografia e explicações sobre o processo criativo do autor, obra e personagem do Pequeno Príncipe, além de claro, a própria obra que como na maioria das edições conta com as ilustrações feitas pelo autor. É encontrada também em um kit com o livro e dvd e mais recentemente, foi lançada uma outra relacionada que é "O amor do Pequeno Príncipe" do mesmo Exupéry. O Pequeno Príncipe também inspirou uma série de desenhos animados exibida na tv (no Brasil pelo SBT) e um filme ("The Little Prince") de 1974, direção de Stanley Donen com Richard Kiley, Bob Fosse, Gene Wilder entre outros. Confira no youtube um trecho do filme em: http://www.youtube.com/watch?v=M9_8M668VSU

quinta-feira, 9 de abril de 2009

"Contos fatais" & "As forças estranhas" de Leopoldo Lugones

Enfim chega ao Brasil duas obras reunidas em uma única edição pela editora Globo do escritor Leopoldo Lugones (1874-1938), autor argentino do século XIX-XX que muito marcou a literatura daquele país influenciando seus conterrâneos, dentre os quais, o célebre Jorge Luís Borges (1899-1986). Autor original e de vida conturbada, em particular por sua atuação política, legou às letras uma considerável contribuição apesar de limitada em quantidade, marcada por uma forte expressão literária de qualidade e originalidade, que o torna nome merecedor de figurar entre os grandes. Agora temos ao nosso alcance dois livros de contos: "Contos fatais" e "As forças estranhas".

segunda-feira, 6 de abril de 2009

"Paisagens" de Anderson Conde

A partir de 08 até 22 de abril na rua Marechal Floriano Peixoto, nº 610, centro, Juiz de Fora, o pintor Anderson Conde (natural de Belo Horizonte, MG) expõe sua produção e técnica refinada ao retratar paisagens, vale conferir, com entrada franca. Acesse o site do pintor em: http://www.andersonconde.com.br

"Una pinacoteca virtual"


Em mais uma de minhas andanças pelos mecanismos de busca da memoriosa internet, topei com um site que é interessante divulgar. Chama-se "Ciudad de la pintura" e foi idealizado pela Associação "Ayúdale a Caminar". Tem como foco divulgar obras de arte e ajudar na criação e manutenção de postos de trabalho. Apesar de estar escrito em espanhol, a navegação é fácil e os recursos de busca eficientes. O endereço é: http://pintura.aut.org/

domingo, 5 de abril de 2009

Mini-Curso de Extensão: "Histórias dos Descobrimentos e da Expansão portuguesa na Ásia"

O Programa de Pós graduação em História e o Departamento de História da Universidade Federal de Juiz Fora, promovem nos dias 6 e 7 de 08 às 18h, o mini-curso de extensão com os professores Drº Luís Frederico Antunes e Drº Vitor Luís G. Rodrigues da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. O tema é "Histórias dos Descobrimentos e da expansão portuguesa na Ásia", as inscrições devem ser feitas na sala do PPGHIS (prédio de Humanidades do ICH no campus) de segunda à sexta no horário de 13 às 18h. Para maiores informações sobre o curso e o programa de mestrado acesse: http://www.mestradohistoria.ufjf.br

Globo Universidade: "Aniversário de um ano"

O Globo Universidade comemora um ano no ar e faz edição especial na quarta-feira, às 16h30, no Canal Futura. O programa mostrará o passado, o presente e o futuro das universidades.

Fonte: O Globo - Revista da tv - pág. 22 em 5 de abril de 2009.

sábado, 4 de abril de 2009

Revista de História da Biblioteca Nacional: "Chocolate - Um doce pecado"

Neste mês a Revista de História da Biblioteca Nacional traz em sua 43ª edição matéria destacando o... chocolate ! Nada mais apropriado para o mês da Páscoa e um dos maiores de consumo do alimento originalmente americano, mas de produção atual predominantemente européia (menos a matéria prima do cacau naturalmente). Oportuna também "Cidade em trânsito" (pág. 64) por Laurent Vidal acerca da fantástica história de Mazagão, a fortaleza portuguesa cristã no Marrocos, pouco conhecida de nós brasileiros e que, da África então território disputado acirradamente entre o Império português e os mouros-muçulmanos foi transposta diretamente para o Brasil, cruzando o oceano Atlântico no processo de colonização portuguesa então em curso. Mais recentemente o feito foi publicado em livro ("Mazagão - A cidade que atravessou o Atlântico", 2008, Martins editora) de autoria de Marcos Marcionilo e do mesmo Laurent Vidal.

"Prêmio Off Flip"

A 4ª edição do Prêmio Off Flip (http://www.premio-offflip.net/) terá bolsa de criação patrocinada pela Instituto Maximiano Campos e pela Festa Literária Internacional de Porto das Galinhas (Fliporto). A bolsa, de R$ 5 mil, será oferecida ao 1º colocado em cada gênero (conto e poesia). Os vencedores participarão da Off Flip, e os finalistas serão publicados em uma coletânea. A premiação integra os eventos off da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), de 1º a 5º de julho.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 4 de abril de 2009.

"Dawkins na FLIP"

O time de estrelas da 7ª edição da Festa Literária de Paraty (Flip), que acontecerá em julho, cresce a olhos vistos. O mais recente confirmado é o biólogo inglês (nascido no Quênia) Richard Dawkins, escolha perfeita no ano em que se comemoram os dois séculos de nascimento de Charles Darwin e os 150 anos de publicação do livro "A origem das espécies". Dawkins, um dos mais respeitados darwinistas em atividade hoje, é dono de uma verve provocante, que aparece em seus textos em defesa da ciência e do ateísmo, como "Deus, um delírio", lançado pela Cia das Letras. Em maio, a editora, que também publicou outras obras suas, como o aclamado "O gene egoísta" e o "Capelão do diabo", lança "A grande história da evolução", no qual Dawkins discorre sobre a árvore genealógica da vida em 40 fábulas. A presença do biólogo em Paraty promete boas discussões sobre temas sempre atuais.

Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 5 em 4 de abril de 2009.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

História Viva: "O tempo do Renascimento"














A revista História Viva lança a partir deste mês nas bancas periodicamente a cada 3 semanas, uma série especial em 5 revistas (R$ 15,90 cada) inteiramente dedicadas ao Renascimento italiano: "O tempo do Renascimento". Organizada por Luiz Marques, professor do Departamento de História da Unicamp e um dos especialistas brasileiros no assunto, a série contará com divisão em 5 volumes dedicados a fases específicas de cada período. Os temas por volume são: 1) "1260-1400: Roma como ideal", 2) "1400-1480: A perspectiva domina o espaço", 3) "1480-1500: O triunfo da Antiguidade", 4) "1500-1520: A idade de ouro" e 5) "1520-1580: A arte em crise na Europa das cortes". Nas bancas ou pelo site: http://www.lojaduetto.com.br/

"Diálogos Impertinentes"

Diálogos impertinentes é o nome do programa que a Tv Sesc de São Paulo (canal 3 pela Sky) exibe em associação a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e ao grupo Folha de São Paulo, retratando diversos temas de interesse como "A vida", "A violência", "A imagem", "Direitos humanos", "O fundamentalismo" entre outros com 2 convidados de áreas diversas para retratá-los além de dois mediadores para a problematização e desdobramentos das reflexões e questões também feitas pelo público presente ao programa além de por fax, telefone ou e-mail, viabilizando a interação com o público que então poderá ir além do papel de espectador, tomando parte na dinâmica do programa. O mesmo completou recentemente a edição de número 100, estando há mais de 10 anos (desde 1995) no ar sendo de ocorrência mensal, reprisado atualmente (às segundas, quartas e sextas às 15:00h) possui como seu mediador mais regular o teólogo e professor da faculdade de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP, Mário Sérgio Corsella. Uma outra excelente oportunidade para constatar que é possível encontrar programas de qualidade na Tv. O site do programa é: www.dialogosimpertinentes.net

quinta-feira, 2 de abril de 2009

"Oswaldo Goeldi na ABL"

Quinta-feira, 2 abril, às 17:30, na sala José de Alencar, a Academia Brasileira de Letras (ABL) promoverá o lançamento do site Goeldi, Centro Virtual de Documentação e Referência Oswaldo Goeldi. O evento contará com palestra do presidente da ABL, Cícero Sandroni, e apresentação de Noemi Ribeiro, coordenadora do projeto, que porá no ar um banco de dados com 1143 obras digitalizadas entre desenhos, gravuras e ilustrações. Também será aberta a exposição "Oswaldo Goeldi - Ilustrações", que poderá ser visitada até 24 de abril, das 9h às 18h, com entrada franca.
Fonte: O Globo - Prosa & Verso - pág. 6 em 28 de março de 2009.
Para o site Goedi, acesse: http://www.oswaldogoeldi.org.br/

quarta-feira, 1 de abril de 2009

História Viva: "A Diáspora negra"

A revista História Viva deste mês nas bancas destaca em dossiê especial "A Diáspora negra" de autoria de renomados historiadores especialistas no tema como Manolo Florentino, Jaime Rodrigues e Emília Viotti entre outros, à parte, vale também conferir a matéria "O julgamento dos templários". Para saber mais sobre esta publicação e a revista, acesse:

http://www.historiaviva.com.br

National Geographic Brasil: "O rei-mulher do Egito"


Está nas bancas a edição de abril (nº 109) da revista National Geographic Brasil com excelente matéria sobre Hatshepsut, a faraó mulher que governou o Egito Antigo e que ainda hoje surpreende através das novas descobertas arqueológicas retratadas na presente edição da revista. Para outras informações desta publicação e da National Geographic, acesse: www.ngbrasil.com.br