quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Salomão (? - 932 a. C.)

É difícil escrever ou falar sobre personagens como ele, que se histórico ou teológico, real ou ficcional, figura como peça chave na história bíblica e por isto, das religiões do livro, isto é; as chamadas monoteístas que o são o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
Se naturalmente existe a dificuldade dado o distanciamento temporal, e nisto, as poucas fontes e parcos registros que efetivamente dão conta de sua presença à parte as menções (em particular n´O Livros dos Reis) e os muitos textos e livros a ele atribuídos, dentre os quais o Eclesiastes. Salomão (? - 932 a. C.) figura na história do mundo em particular por sua sabedoria e tesouros.
A raiz na língua e cultura hebraica que origina seu nome é a mesma da palavra - paz - dai que Shalon que a significa, também pode ser entendida quando a ele referida como "pacífico", ou ainda em hebraico "amado de Iaweh" (quando acrescido na referência com Jedidias), em árabe é chamado Sulayman.
É talvez o autor menos conhecido, embora muito comentado e citado, dentre todos os demais que até foram indicados, lidos e estudados pelo Palimpsestos, abrindo o ano de 2010.

Nenhum comentário: