segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Unila

Conforme nota divulgada no site da Capes no último dia 13, foi sancionada pelo presidente Lula a criação da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila). A Unila tem como proposta ser a primeira universidade com currículo inter e transdisciplinar, com aulas bilíngues em português e espanhol e voltada para a integração dos países da América Latina. A intenção é atender 10 mil alunos até 2015, com o primeiro processo seletivo já no segundo semestre deste ano.
Segundo depoimento do Ministro da Educação, Fernando Haddad, reproduzido no site da Capes, o projeto pedagógico da Unila deverá estar pronto até o final do mês e será composto por quatro eixos: integração no plano da cultura, das instituições, da biociências e da integração física. A partir dessa data, começarão as contratações.
Na visão do ministro, além de atrair alunos de todo o continente ao Brasil, a universidade pretende formar cidadãos capazes de pensar todas as áreas do conhecimento a partir da perspectiva da integração.
“A título de exemplo, queremos que o bacharel em direito não apenas domine o ordenamento jurídico nacional, mas tenha preparo para compreender o ordenamento dos países latino-americanos e saber pensar maneiras de integração entre os países. Isso vale para economia, relações internacionais, bioenergia”, exemplificou.
A instituição funcionará provisoriamente nas instalações da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), até que suas instalações, projetadas por Oscar Niemeyer (foto ao lado), saiam do papel. Quanto à seleção dos alunos brasileiros, ela deve ocorrer a partir das notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já os alunos estrangeiros passarão por avaliação semelhante a ser realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de forma que metade dos alunos seja de brasileiros e a outra metade oriunda dos outros países da região, o que deverá acontecer também com os professores. Se isso não chega a ser um motivo de alegria para a malfadada realidade das universidades brasileiras, espera-se que seja ao menos um esforço para a constituição de uma unidade regional que ultrapasse as meras fronteiras econômicas e dificulte o descambe para os totalitarismos e ideologias demagógicas que tanto grassam no sul do continente.

Fonte:
www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/3503-lula-sanciona-lei-que-cria-a-universidade-da-integracao

Nenhum comentário: