segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BSF - Bibliotecários Sem Fronteira

"O BSF é um blog formado por estudantes e profissionais para debater assuntos relacionados a Biblioteconomia e a Ciência da Informação.
Entre em contato conosco pelo e-mail: editores_bsf @ googlegroups.com
O blog foi concebido em 2002, como uma ferramenta para o compartilhamento de informações, com o intuito de ser um veículo que promove discussões em uma extensão além da comunidade acadêmica. A então graduanda em Biblioteconomia, Viviane Silva, tinha a intenção de tornar do interesse de mais pessoas a estética do seu curso, deliberadamente utilizando o seu blog pessoal como uma introdução na explicação da essência da Biblioteconomia para leigos e estudantes – potenciais bibliotecários – e deixar que seguissem o desenvolvimento da tese eles próprios.
A presença online fez com que os posts publicados por Vivi recebessem diversos comentários de visitantes que não pertenciam à área, atendendo às intenções iniciais do blog. Entretanto, com a divulgação em listas de discussões da área e uma eficiente recuperação em máquinas de busca, estudantes e profissionais da Biblioteconomia passaram a conhecer e visitar o BSF, criando vínculos. O sempre presente Diego Abadan, um dos nossos editores iniciais, lembra que com o crescimento das visitas de pessoas interessadas em Biblioteconomia (e que já a conheciam), o foco do blog foi modificando para discussões acerca de temas e notícias relacionadas à área.
Viviane conseguiu agregar um grupo de pessoas interessadas em colaborar na produção do blog, o que significou novas posições e pontos de vista, otimização técnica e menor dependência da autora para atualização do conteúdo. Desde então, o blog vem se desenvolvendo, alcançando a estrutura que possui atualmente.
O BSF se tornou uma comunidade de pessoas que queria estar na frente de uma nova modalidade de expressão e comunicação. O espírito do BSF – após a fase inicial e entrada dos novos editores, com novas perspectivas, e a visitação por parte de pessoas que de alguma forma participam e atuam na área da Biblioteconomia e da Ciência da Informação – passou a ser o de divulgar informações dentro da área temática, para o maior número de pessoas possível e estimular a participação destas pessoas acerca das informações disponibilizadas.
Seja bem-vindo e volte sempre."

Acesse:

Nenhum comentário: