sábado, 24 de abril de 2010

Monteiro Lobato (1882-1948) e o Dia Nacional do Livro Infantil

Talvez não seja exagero lembrar que o Dia Nacional do Livro (Infantil), comemorado no Brasil no último dia 18 de abril é comemorado nesta data devido ser este o dia em que nasceu José Bento Monteiro Lobato.

Há 118 anos atrás vinha ao mundo aquele que celebrizou-se por ter arquitetado uma das obras mais originais de que se tem notícia, sendo mesmo o fundador de toda uma tradição (a da literatura para crianças) no cenário da literatura brasileira. A "saga" das personagens do Sítio do Picapau Amarelo iniciou-se em 1921 com A menina do nariz arrebitado e, desde então, passou a fazer parte do imaginário coletivo das crianças brasileiras.

Bem, talvez isso não seja exatamente verdadeiro nos dias atuais, quando algumas das obras de Lobato (Emília no País da Gramática e Geografia de Dona Benta, por exemplo) se ressentem do avanço dos tempos e mostram-se desatualizadas, face aos novos conceitos que estão sendo ensinados nas escolas. Todavia, creio que outras obras do autor, menos vinculadas a uma intenção pedagógica, como as saborosíssimas Memórias da Emíla e A chave do tamanho ainda merecem ser lidas. Com a inocência e o encantamento de uma criança.

Para quem tiver interesse em conhecer mais de perto a vida e a obra do autor, indico os seguintes sites: lobato.globo.com/ (mantido pela Editora Globo, que atualmente detém os direitos de publicação da obra lobatiana) e www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm.

Nenhum comentário: