sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Dicionário Analógico da Língua Portuguesa" de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo

Chega às livrarias a nova edição atualizada e revista do "Dicionário analógico da língua portuguesa" (2010, Lexikon, 800 págs., R$ 69,90) de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo. Obra diferenciada no gênero por seu sistema e disposição do conteúdos e informações, permite a descoberta de palavras e termos interessantes mais apropriados, específicos e ricos aos textos, contextos, teses e redações.
No prefácio, "Os dicionários de meu pai", Francisco Buarque de Hollanda (Chico Buarque) conta o apreço particular de seu pai, o historiador Sérgio Buarque de Hollanda, sobre o gênero e em particular, o analógico. No prólogo, Leodegário A. de Azevedo Filho (presidente de honra da Academia Brasileira de Filologia, Acadêmico Correspondente da Academia de Ciências de Lisboa e professor emérito da UERJ e titular da UFRJ), o situa no contexto do gênero livresco, com as particularidades e especificidades de cada um. Na apresentação "como usar este dicionário", "grupos analógicos", "índice geral", "textos dos grupos", "abreviaturas", "classificação das palavras" e "quadro sinóptico de categorias" completam a obra rica e utilíssima.
Sinopse:
"'O Dicionário analógico da língua portuguesa - ideias afins' é um dicionário temático, isto é, as entradas são organizadas por temas (como semelhança, pureza e convergência) e não como uma lista alfabética de palavras. Dois tipos de busca são possíveis para achar uma palavra específica - é possível buscar o tema ao qual está relacionada, ou recorrer ao índice. Esse Dicionário Analógico registra e classifica em língua portuguesa as palavras e suas correlações, abstratas ou concretas, tangíveis e intangíveis."

Nenhum comentário: