segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festival de Inverno de Ouro Preto



O “Festival de Inverno de Música Erudita, Artes Cênicas e Visuais de Ouro Preto e Mariana” é um importante espaço aberto para evidenciar o debate das questões patrimoniais e culturais das cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. Mais conhecido como “Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes” congrega uma série de atividades propostas pelas curadorias nas áreas da música, literatura, patrimônios cultural e natural e nas artes cênicas, plásticas e visuais. Este encontro da cultura popular e acadêmica, que ocorre há quase 50 anos, foi retomado em 2004 pela Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com a Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto e as prefeituras dos municípios de Ouro Preto e Mariana.
Focado na visão da extensão universitária, o Festival tem uma preocupação especial com as comunidades locais. Compreendido como uma forma de concretização das manifestações culturais, abre à população e a visitantes diversas possibilidades de encontro, descobertas, conhecimento e intercâmbio, tendo como pano de fundo os patrimônios material e imaterial. Para o ano de 2010, o eixo temático escolhido por meio de uma consulta popular é “as múltiplas cores da arte” tendo como principal homenageado “Mestre Athayde”. No período de 8 a 25 de julho, filmes, peças teatrais, oficinas, shows e espetáculos vão formar um panótipo das práticas artísticas realizadas nas diversas regiões brasileiras e também de outras partes do mundo.
A cada ano o Festival de Inverno se firma como campo de exposição, debate, resgate e preservação de valores caros à nossa sociedade. Todas as atividades circulam em torno de um eixo temático que incorpora as peculiaridades regionais, as inovações em todo o país e os ecos de propagação internacionais. O caráter artístico e educacional valoriza o espírito coletivo e garante a continuidade do processo de repensar práticas salvaguardando a perenização das bases que constituem a sociedade, seus valores e a continuidade de sua história.
Por Paulo Machado

Nenhum comentário: