quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cadernos EntreLivros: "Panorama da Literatura Russa"

Apesar de poucas, existem algumas publicações válidas para introdução aos autores e contextos da língua e cultura Russa, logo, de Tchekhov, autor do mês.
Uma destas é a edição da finada (que saudade!) EntreLivros "Panorama da Literatura Russa" da série "Cadernos EntreLivros" da Duetto Editorial, trazendo biografias contextualizadas, cronologia ilustrada, sinopses, perfis dos personagens, seleção das melhores traduções entre outras relevantes e úteis informações.
Todas valiosas para o empreendimento da leitura de clássicos como "A dama e o cachorrinho" que debateremos no próximo sábado, assim como toda a obra de Tchekov e de outros grandes autores desta inestimável tradição literária do leste europeu.
Sinopse:
"O segundo número de Cadernos EntreLivros, série de quatro edições que traz um panorama da literatura na Inglaterra, na Rússia, nos Estados Unidos e na França, retrata em 100 páginas a produção literária russa, do período kieviano aos dissidentes do stalinismo. Século XIX - Fundadores e gênios. Dos pioneiros Púchkin e Gógol, que iniciaram o diálogo entre as tradições russas e cultura dos países ocidentais, aos gênios Tolstói e Dostoiévski, cuja produção foi marcada pela tensão entre o desejo de mudanças sociais e a repressão do regime autoritário do período. Século XX - O século soviético. A Revolução Russa de 1917 provocou um debate entre os que acreditavam ser o momento de uma nova arte, uma vez que toda a organização social do país mudara, e os que não queriam virar instrumentos de propaganda ideológica. Nesse contexto, as vertentes da literatura se refletem em Maiakóvski, Górky e Akhmátova."

* A publicação ainda pode ser encontrada em sebos ou no site http://www.lojaduetto.com.br/

Nenhum comentário: