quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"XIV Feira Pan-Amazônica do Livro"

Graças a um amigo que resolveu morar mais próximo à linha do Equador para, assim, poder cometer seus pecados com menor peso na consciência, descobri que está acontecendo, nesta semana, a XIV Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém (Pará). Com o tema "Países Africanos que falam português", a feira começou dia 27 de Agosto e vai até dia 05 de Setembro, com atrações de Angola, Moçambique, Cabo Verde (oi Cláudia!), Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, além das brasileiras, é claro.
Ocupando uma área de mais de 21 mil m2 do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a terceira maior feira literária anual do país (só perde para as de São Paulo e Rio de Janeiro) conta o pacote básico das feiras de livro - encontros com o autor, teatro, oficinas, exibição de filmes, e traz também uma programação para crianças, com um Parque da Mônica e a Cidade do Livro (que, segundo a organização, já recebeu 3 mil crianças).
Dentre as muitas coisas que acontecem por lá nesses dias, destaco as palestras que estão por vir, como a de hoje, às 17h, sobre "Contos das Lendas e Mitos da Amazônia com versões infanto-juvenis", de Nazaré Mello; "Literaturas Africanas de expressão portuguesa – cinco povos, cinco nações", de Graça Maria Fernandes Lima, que acontecerá amanhã, assim como a de Amarílis Tupiassú, Socorro Simões e Sílvio Holanda, com o tema "Todos os nomes de Saramago". Para fechar a programação de palestras, Márcio Vassallo fala sobre "Leitura, encantamento e inclusão na sala de aula", no dia 04.
Se alguém se animar a ir conferir, conte-me como foi!

2 comentários:

Rafael César Pitt disse...

Então Cara Cintia, que bom que vc postou sobre o evento. Eu estive lá hoje e pude conferir que o local e a organização são excelentes. Aliás tirei uma foto com a governadora do PT que logo que repassarei. Embora eu não tenha vindo para o Pará somente para pecar com mais tranquilidade, tenho me surpreendido com o númeoro significativo de eventos culturais e artísticos que por aqui ocorrem, muito próximos em valor do tradicional eixo Rio-São Paulo e muito mais ricos do que o casal Xinbinha-Joelma. No Hangar de convenções existem stands mais mais importantes universidades brasileiras, além de amplo espaço para diversão infantil e literatura diversa. Muito bom o espaço e proposta literária. Com tudo isto ainda assisti ao show do Gilberto Gil. Obrigado pela postagem. Ficou ótima. Até breve e sem azia, Pitt.

Cíntia Marcellos disse...

Querido Pitt, fico feliz com as notícias. Aqui no "sul" acabamos indiferentes às outras expressões culturais do país e é sempre bom quando temos motivos pra nos surpreender! E não tenho dúvida que há muito mais coisa por aí além dos famosos Ximbinha e Joelma e do Jader Barbalho! Quanto à foto com a governadora, vai acabar desiludindo seus ibéricos amigos, heim! Abraços com pH 14,
Cíntia