sábado, 30 de outubro de 2010

"200 anos da Biblioteca Nacional"

Foi inaugurada ontem na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, uma exposição em comemoração do bicentenário da instituição.
A Biblioteca, que é uma das dez maiores do mundo e conta com um acervo de 9 milhões de obras, apresentará uma exposição com 200 das mais importantes e raras obras que lá estão.

Ainda ontem, foram anunciados novos investimentos na Biblioteca por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério de Ciência e Tecnologia

Uma das ações a serem executadas com o apoio do BNDES prevê a adaptação de um antigo armazém de grãos, localizado na Gamboa, zona portuária do Rio. O edifício será destinado à instalação da Hemeroteca Brasileira e abrigará o acervo de periódicos da Biblioteca Nacional, com cerca de 3,5 milhões de exemplares de jornais e revistas recebidos ao longo dos seus 200 anos. Algumas publicações são raridades do século XIX.

Também serão realizadas obras de restauração na cobertura e modernização de elevadores do Edifício Sede da Biblioteca Nacional. O prédio, que este ano completará um século, registra uma circulação mensal de cerca de 7 mil pessoas, entre pesquisadores, turistas e visitantes.

Outro projeto apoiado pelo BNDES é a instalação de uma nova central de processamento de dados (CPD) com condições adequadas de segurança, que habilitará a Biblioteca Nacional a gerir um Repositório Digital capaz de armazenar e facilitar o acesso do público ao seu acervo digital.

Com o objetivo de difundir o acervo ali depositado, também serão apoiadas pelo BNDES a publicação de um livro de arte comemorativo do bicentenário da biblioteca e a produção de uma enciclopédia de artes. A enciclopédia servirá de instrumento para consulta a ser utilizado principalmente por estudantes e professores. São mais de 3.800 verbetes de arte (biográficos, temáticos etc) e cerca de 5 mil imagens que poderão ser impressas ou projetadas em sala de aula.
Como o site da BN amanheceu fora do ar, não pude conferir mais informações. Em todo caso, clique aqui para ler outras notícias sobre ela.

Nenhum comentário: