sábado, 27 de novembro de 2010

Jens Peter Jacobsen (1847-1885)

Uma das referências mais marcantes na obra de Rilke é Jens Peter Jacobsen. Citado pelo autor nas "Cartas a um jovem poeta" como um dos melhores escritores de seu tempo, o autor dinamarquês permaneceu, contudo, pouco conhecido no Brasil.
Nascido em 1847, na cidade de Thistedt, é considerado o maior romancista dinamarquês do século XIX e fundador do movimento naturalista na literatura dinamarquesa. Estudou botânica e ciências naturais na Universidade de Copenhague e escreveu diversos artigos sobre ciência. Na universidade, tornou-se adepto das teorias evolucionistas de Charles Darwin e traduziu para o dinamarquês duas de suas mais conhecidas obras: On the Origin of Species (1871-1873) e The Descent of Man (1874). Era também admirador das idéias naturalistas e ateístas de Georg Brandes. Sua tese em botânica Aperçu systématique et critique sur les desmidiacées du Danemark foi aprovada pela Universidade de Copenhague (1872) e premiada com uma medalha de ouro pela Academia Nacional de Ciências.

Dentre suas obras literárias estão a novela histórica Fru Marie Grubbe (1876), que foi traduzida em 1917 para o inglês como Marie Grubbe - A Lady of the Seventeenth Century, e Niels Lyhne (1880, traduzido para o inglês em 1919), um romance lírico que narra a infância do menino Niels Lyhne, que passa os dias sonhando ser poeta, até as reviravoltas de sua vida adulta, incluindo temas caros à época, como o matrimônio e o ateísmo. Escreveu ainda Mogens og andre Noveller (1882, traduzido como Mogens and Other Tales, em 1921, e Mogens and Other Stories, 1994), que trata da vida de um jovem sonhador e seu amor durante a maturidade;  Et Skud i Taagen (A Shot in the Fog), cuja história trata da esterilidade do ódio e da vingança; Pesten i Bergamo (The Plague of Bergamo), que apresenta o apego humano à religião face às convocações da liberdade e Fru Fønss (1882), que conta a triste história familiar de uma viúva e seus filhos. 
Em 1873, aos 24 anos, o autor adoece e, em 30 de Abril de 1885, vivendo em condições humildes, morre de tuberculose em sua cidade natal. Além de Rainer Maria Rilke, suas obras influenciaram e foram comentadas por diversos autores ao longo do século XX, como Thomas Mann, D. H. Lawrence, Henrik Ibsen, Sigmund Freud, Hermann Hesse, Stefan Zweig e T. E. Lawrence. Suas obras também foram tema para composições musicais escritas por Schönberg e Delius.
No Brasil, é possível encontrar um ótimo ensaio sobre Jacobsen feito Otto Maria Carpeaux, chamado As nuanças de Jens Peter Jacobsen, além de estarem disponíveis na internet duas traduções para o inglês de Niels Lyhne.

Retrato do autor (1879), Ernest Josephson (1851-1906) 

Nenhum comentário: