terça-feira, 2 de novembro de 2010

Museo del Cabildo de Buenos Aires

Nestes dias em que a morte do ex-presidente Néstor Kirchner surpreendeu os argentinos e que a mídia mostrou todo o velório que ocorreu na Casa Rosada, sede do governo nacional argentino; chamo a atenção para o prédio que está ao outro lado da histórica Plaza de Mayo.

O Cabildo de Buenos Aires (foto) é um edifício no qual uma parte importante da História de nossos "hermanos" foi construída. Em 1810 foi a sede da reunião da primeira Junta Governativa criada depois da Revolução de Maio, evento que deu início ao processo de Independência do país platino.

Em suas instalações funciona atualmente um museu que visitei quando de minha passagem pela capital argentina em meados de setembro. Lamentavelmente me perco entre as tarefas acadêmicas e a preparação de textos para o blog, gerando um lapso de tempo entre a visão dos locais e o relato sobre sua existência. Peço desculpas aos leitores por isso.

Voltemos ao Cabildo: a entrada para o museu é de $ 4,00 (quatro pesos, aproximadamente R$ 2) e vale a pena pagá-la, mesmo não sendo autorizado tirar fotos - o que, aliás, é uma regra em quase todos os museus e que os argentinos cumprem à risca.

Neste ano de 2010, no marco do Bicentenário da Independência, o museu exibe painéis temáticos nos quais são descritas as etapas do processo independentista. Também é possível ver móveis e utensílios de uso pessoal dos governadores e funcionários da Coroa Espanhola que transitaram pelo Cabildo ao longo do período colonial.

Para mais informações: 00-54-11-43434387, 00-54-11-4342-6729 ou 00-54-11-43341782

Nenhum comentário: