quarta-feira, 2 de março de 2011

Adolfo Bioy Casares (1914-1999)



Adolfo Bioy Casares, autor da obra do mês de março - "A invenção de Morel" (1940), - estreou na literatura quando tinha 22 anos, embora depois tenha renegado seus primeiros escritos. Nascido em Buenos Aires (cidade que marcará toda a sua obra), no dia 15 de setembro de 1914, ele veio a falecer na mesma cidade no dia 8 de março de 1999. O autor conquistou a admiração de leitores como Cortázar (que chegou a dizer que gostaria de ser Bioy), Octávio Paz e Otto Maria Carpeaux, além ter ficado conhecido pela parceria com Jorge Luís Borges na década de  1930, quando ajudaram a introduzir as vanguardas na Argentina, junto das irmãs Victoria e Silvina Ocampo, sendo que esta última veio a ser esposa de Bioy Casares. Juntamente com Borges, organizou coletâneas dos melhores contos policiais do mundo, apresentando autores até então desconhecidos, como Akutagawa, por exemplo.

A obra do mês foi traduzida para diversas línguas e inspirou o filme "O ano passado em Marienbad", de Alan Resnais.

Bioy recebeu diversos prêmios, como a Légion d'Honneur da França (1981) e o Prêmio Cervantes (1991). No Brasil, a editora CosacNaify ainda publicou do autor a coletânea de contos "Histórias Fantásticas", o romance "Sonho dos Heróis" e mais recentemente o romance fantástico "Diário da Guerra do Porco".
Para saber mais sobre a obra "A invenção de Morel", clique no link: Adolfo Bioy Casares

Um comentário:

Medeiros disse...

Apesar de não ser da área de letras e literatura... não me canso de dizer que esta obra, A Invenção de Morel, é magnífica