quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832)

A obra do mês, Os sofrimentos do Jovem Werther (1774), conferiu a Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 1749 – Weimar, 1832) um lugar de destaque no contexto intelectual alemão do século XVIII, particularmente, o transformou em um dos principais representantes do movimento Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto). Por sua vez, sua obra de maior fôlego, Fausto (produzido ao longo de sua vida, entre os anos de 1771 e 1811) o consagrou como escritor e pensador universal, seja pela beleza e grandiosidade poética de sua obra, seja pela relevância de seu conteúdo, marcado pelo autoconhecimento e pelo conhecimento da natureza, da mitologia, da literatura, da filologia, etc.

De sua autobiografia (Poesia e verdade, 1811), podem-se destacar o seu adoecimento em 1768 e as amizades com Johann Gottfried Herder (1744-1803) e com Friedrich Schiller (1759-1805). O primeiro evento obrigou Goethe a abandonar os estudos em Direito na Universidade de Leipzig, e a retornar à casa dos pais. Nesta ocasião, ele conheceu Susanna von Klettenberg, inspiração para um de seus personagens no romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1829), mas, sobretudo, responsável por sua aproximação da religiosidade pessoal - em oposição à educação religiosa tradicional, já por ele questionada - e, por conseguinte, pela convicção no poder que o homem tem sobre si mesmo, evidenciado mais tarde em Os sofrimentos do Jovem Werther. Ainda no curso da doença, Goethe interessou-se por alquimia, astrologia e ocultismo, posteriormente presentes em seu Fausto.

Dois anos depois, Goethe retoma seus estudos em Estrasburgo, e nesta ocasião conhece Herder, responsável pela profunda admiração de Goethe pelo espirito clássico grego, para ele, presente em Homero e Shakespeare, e pela poesia popular alemã. Após se instalar em Weimar em 1775, Goethe tem primeiro encontro com Schiller. Em 1794 inicia-se a amizade, caracterizada por trocas longas e recíprocas de hospedagem, pelo desenvolvimento de um trabalho em conjunto (Xenien,1796) e por correspondências no período em que Goethe e Schiller formulam suas obras fundamentais, a saber: Teorias das cores (1805), Anos de aprendizagem de Wilhelm Meister (1829), Fausto (1811); Poesia ingênua e sentimental (1796), Wallenstein (1800), respectivamente.

Nenhum comentário: