sábado, 3 de setembro de 2011

Rabindranath Tagore (1861-1941)


Rabindranath Tagore (em bengali: রবীন্দ্রনাথ ঠাকুর), autor da obra do mês, nasceu em Calcutá em 07 de maio de 1861. Membro de uma família de reformadores religiosos e sociais cujo prestígio decorreu, em grande parte, do sucesso de suas atividades bancárias e comerciais junto à “British East India Company”, o autor viveu desde cedo em uma ambiência artístico-cultural vinculada ao movimento que ficou conhecido como Renascença Bengali.  Esse movimento questionou ortodoxias existentes na sociedade bengalesa da época, como por exemplo, o casamento, os dotes e o sistema de castas, bem como a resistência aos elementos estrangeiros no contexto de dominação imperialista [1]. Para o autor, um nacionalismo exacerbado e estreito era tão prejudicial quanto a dominação de um país pelo outro, sendo ambas as situações geradoras de conflitos.

Conhecido no ocidente pelos poemas reunidos em Gitanjali, que por sinal é a obra do mês, e pelo prêmio Nobel com que foi agraciado em 1913, Tagore dedicou-se também a outros gêneros textuais, escrevendo tratados históricos e filosóficos, peças de teatro e romances. Além disso, atuou como pintor (tendo exibido seus trabalhos em Moscou, Berlim, Paris, Birmingham e Nova York), compositor (de mais de 2.000 canções) e educador. De seu vínculo com a educação destaca-se a fundação da universidade Visva Bharati [2], que se encontra em funcionamento até hoje e responde à intenção, por parte do autor, de conectar a Índia aos demais países, ou seja, seu compromisso com um ensino universalista. 

Tendo estudado Direito na Inglaterra, Tagore foi laureado com o título de Sir pela Coroa Britânica em 1915 e neste mesmo ano travou contato pela primeira vez com Mohondas Gandhi, outra figura hindu que se destacou no século XX. Tagore teria sido o primeiro a chamar Gandhi de Mahatma (Grande Alma), tendo recebido deste os tratamentos "Grande Mestre" e "Sol da Índia", este último amplamente divulgado entre os indianos. Em 1919 renuncia ao título de Sir como forma de protesto pelo massacre de Jalianwallah Bagh.

Após receber o prêmio Nobel o autor viajou pelo mundo dando palestras e cursos, falando sobre suas obras e, principalmente, sobre suas teorias a respeito da educação. Travou contato com figuras de vulto da época. Além do já citado Gandhi, é possível elencar ainda os nomes de Victoria Ocampo, W.B. Yeats e Albert Einstein.

Tagore faleceu em 07 de agosto de 1941

[1] Para mais informações sobre a Renascença Bengali, acesse: http://en.wikipedia.org/wiki/Bengal_Renaissance (em inglês)

[2] Para mais informações, acesse o site da instituição: http://www.visva-bharati.ac.in/ (em inglês)

Nenhum comentário: