quinta-feira, 1 de outubro de 2009

The Warburg Institute

Fundado por Aby Warburg (1866-1929) filho de uma tradicional família judia de banqueiros e estudioso da arte e cultura da Renascença, o Instituto Warburg é uma instituição de pesquisa associada a Universidade de Londres. Membro da School of Advanced Study (Escola de Estudos Avançados), seu foco é o estudo da influência da Antiguidade Clássica sobre todos os aspectos da civilização européia.
Com um impressionante acervo constituído em vida composto por mais de 350 mil volumes, todos disponíveis a qualquer pessoa, exceto por um limitado número de obras raras. Defensor de uma abordagem além da estilística, promoveu uma abordagem mais interdisciplinar da História da Arte enquanto consolidava sua convicção quanto a influência da Antiguidade na cultura moderna.
Foi professor da Universidade de Hamburgo, Alemanha, quando inicou sua biblioteca sob esta perspectiva, tendo a mesma se mudado para Londres, Inglaterra, quando do regime nazista e lá permanecendo como instituto de pesquisas a - Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg - tornando-se associada à Universidade de Londres em 1944 e por fim, instituto da School of Advanced Study em 1994.
O Instituto é notável por seu sistema único e inusual de referência: a coleção do Instituto é organizado por assunto de acordo com a divisão feita por Warburg da História Humana de acordo com as categorias da Ação, Orientação, Palavra e Imagem, possuindo também a vasta coleção fotográfica e dos arquivos de Aby Warburg.
Além de sua finalidade primordial como uma biblioteca acadêmica de referência, o Instituto aceita um pequeno número de estudantes todos os anos, conferindo os graus de Master of Arts in Cultural and Intellectual History (Mestre em Artes na História Cultural e Intelectual) e Doctor of Philosophy (Doutor em Filosofia); o mestrado leva um ano e compõe-se de pensamento e pesquisa, enquanto o doutorado leva três anos de pesquisa. A ênfase destes programas é o desenvolvimento de habilidades interpretativas em assuntos acadêmicos diferentes, condizentes com a missão interdisciplinar do Instituto. Atenção considerável é tomada quanto às habilidades linguísticas e o conhecimento de fontes primárias; o Instituto acredita que estas áreas são injustamente negligencidadas por aspirantes a acadêmicos. O programa de 'Master of Arts' é uma dos poucos na área de programas de pós-graduação não-clássicos no Reino Unido que requer fluência em Latim.

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Warburg)

Acesse:

Nenhum comentário: