segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Festa do Círio de Nazaré" - Unidos de São Carlos, 1975

Cíntia, lendo sua postagem, me lembrei de um samba-enredo que trata exatamente desse evento, muito famoso no Pará. Acredito que vale a pena conhecer. Disponibilizei o áudio para download no link: http://www.4shared.com/audio/NAhfzJHW/So_Carlos.html

Um pouco de história:

Festa do Círio de Nazaré, composto por Dario Marciano, Aderbal Moreira e Nilo Mendes (Esmera) é tido como um dos mais famosos sambas-enredos de todos os tempos e embalou o desfile da Unidos de São Carlos (atual Estácio de Sá) no ano de 1975. Neste ano houveram outras obras magistrais como "Macunaíma", da Portela e "As minas do rei Salomão" da Acadêmicos do Salgueiro, ambas já comentadas aqui no blog (para ler essas postagens, clique nos nomes dos sambas).

A proposta da escola era apresentar os costumes do Pará, tomando como eixo principal a tradição do Círio, fortemente arraigada naquele estado e para isso se apóia neste samba de letra descritiva, no qual as imagens se superpõem, como em um mosaico. O refrão principal é um clamor, uma súplica cuja beleza nos envolve: "Oh! Virgem Santa/Olhai por nós/Olhai por nós/Oh! Virgem Santa/Pois precisamos de paz!".

Em 2004 a Viradouro reeditou este samba e toda a Sapucaí cantou junto com a agremiação de Niterói, numa prova de que ele realmente caiu no agrado do povo.

A gravação que disponibilizei para download é com Jamelão, eterno intérprete da Estação Primeira de Mangueira, que em 1975 gravou um disco com os sambas das escolas do grupo especial, de onde também saiu o áudio disponibilizado na postagem sobre o Salgueiro. Na internet li que Elza Soares teria gravado esse samba, mas não encontrei o áudio.

Nenhum comentário: